Dicas

Meu filho ainda não fala – O que fazer?

15/08/2016

É fato que cada criança tem um tempo específico para se desenvolver e com a fala não é diferente. No entanto, é sempre preciso ficar atento aos comportamentos vocais do bebê para certificar-se de que o seu desenvolvimento está dentro da normalidade esperada.

O que é importante para um bebê começar a falar?

A primeira forma de linguagem da criança é o choro. Os pais, com o te

Problemas no desenvolvimento da linguagem: “Até quando esperar?”

05/08/2016 Revista Crescer

Diariamente, alterações no percurso do desenvolvimento linguístico infantil são diagnosticadas em crianças brasileiras. E todos os dias, sem exceção, leio ou escuto de pais, professores e médicos coisas como ‘é o tempo dele’, ‘é apenas preguiça pra falar’ ou ainda ‘antes dos 5 anos, tudo ficará bem’. Mas, então, até quando é recomendável esperar p

Participação no VI Programa de Estudos da Infância (PEI)

17/06/2016

Na última quinta-feira (16) tive o privilégio de participar do VI Programa de Estudos da Infância (PEI) organizado pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Camaquã, palestrando sobre o tema "Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem". A conversa com professores, monitores e diretores das escolas de Educação Infantil da cidade teve como principais assuntos debatidos: Aquisi&cced

O que é Disfagia?

27/05/2016 Fonte: Tubero, Ana Lucia. Disfagia: O que é? Guia de informação e orientação dos distúrbios da deglutição. 2ª edição. Ed.Experimento. São Paulo, 2003.

Deglutir, embora pareça fácil, é de fato um processo fisiológico complexo. Vários mecanismos asseguram o transporte eficiente e a proteção do trato respiratório, conforme os alimentos são engolidos.
Qualquer problema no processo da deglutição que impeça ou dificulte uma alimentação normal chama-se DISFAGIA (dys= alteração e phagein= comer).
A disfagia não é u

CUIDADOS COM A VOZ

14/04/2016

No dia 16 de Abril comemoramos o Dia Mundial da Voz. Pensando nisso, escrevi um pouco sobre a voz e sobre os principais cuidados que devemos ter.

A voz humana é produzida na laringe, um tubo que fica no pescoço. Dentro desse tubo, temos duas dobras de músculos e mucosa, chamadas popularmente de “cordas vocais” (o nome correto é pregas vocais). Para produzir a voz, essas pregas vibram com a passagem do ar dos pul