Dicas

Estimulação em casa

08/10/2018

Para a adequada estimulação da linguagem é preciso interagir e brincar com a criança. O melhor jogo, a boneca mais linda, de nada adiantará se simplesmente entregarmos para a criança e a deixarmos brincando sozinha ou, se formos somente coadjuvantes na brincadeira, entregando as pecinhas ou perguntando suas cores. Tire um tempo para passar com o seu filho, sente no chão, olhe nos olhos. Isso faz toda a diferença. #DicaDaFono

Estímulo nos primeiros anos

01/10/2018

Neste mês tão especial, preparei algumas dicas para as mamães e o papais.

Os primeiros anos de vida são os mais importantes para o desenvolvimento das habilidades do ser humano. Para crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor a atenção precisa ser redobrada e a estimulação precoce é fundamental. #DicaDaFono

Por que uma criança pode apresentar "atraso na fala"?

10/09/2018 Dra. Elisabete Giusti, Fonoaudióloga Infantil. www.atrasonafala.com.br

São vários fatores que podem interferir no desenvolvimento da fala de uma criança. A seguir descrevo rapidamente, os principais (são muitos):

1. Dificuldade Auditiva: a audição é muito importante para o desenvolvimento da fala. Procure o Pediatra ou o Otorrino para que eles possam avaliar a audição. Exames também são indicados para testar a audição da criança. P

Atraso na Fala

10/08/2018 Elisabeth Giusti, site www.atrasonafala.com.br

Conhecido também como Transtorno Semântico Pragmático. O semântico se refere a capacidade de entender o significado, a linguagem. Já o pragmático é a parte social da comunicação.

As crianças com Transtorno da Comunicação Social apresentam fala fluente, a grande dificuldade está principalmente ligada aos contextos sociais (habilidades de conversação socialmente ina

A importância do "brincar" na terapia

10/07/2018

A atividade simbólica é trabalhada em praticamente todos os transtornos de linguagem, inclusive na apraxia que é classificada como Distúrbio Motor de Fala. Por meio do simbólico conseguimos trabalhar semântica, pragmática, sintaxe, fonologia, ideação, execução. Mas a atividade simbólica não é algo natural para muitas dessas crianças e por isso é necessário a intervenç&a